pesquisa 1: ACIDO SULFURICO
fórmula molecular:H2SO4
aparencia: liquido
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
SEPARAÇÃO HOMOGÊNEAS
HOMOGENEAS
DESTILAÇÃO: baseado nas diferentes temperaturas de ebulição dos componentes da mistura
SIMPLES: serve para separar misturas homogeneas,onde um componente é solido e outro liquido
FRACIONADA: serve para separar misturas homogeneas que os componentes são liquidos.
DESTILAÇÃO: baseado nas diferentes temperaturas de ebulição dos componentes da mistura
SIMPLES: serve para separar misturas homogeneas,onde um componente é solido e outro liquido
FRACIONADA: serve para separar misturas homogeneas que os componentes são liquidos.
SUBSTÂNCIAS CORROSIVAS
ácido acético glacial:
libera vapores irritantes; trabalhar em capela.
ácido bromídrico:
apresenta-se em solução aquosa de concentração variada; libera vapores altamente irritantes e deve ser manipulado em capela.
ácido bromo-acético:
provoca queimaduras na pele; deve ser protegido da luz e da umidade.
ácido clorídrico:
libera vapores corrosivos que podem ser fatais; manipulá-lo em capela eficiente.
ácido fórmico:
produz sérias queimaduras; trabalhar com luvas.
ácido malônico:
sólido bastante irritante; deve-se evitar contato com a pele.
ácido nítrico concentrado:
libera vapores corrosivos; deve-se trabalhar em capela eficiente.
ácido nítrico fumegante:
é composto por ácido nítrico a 95% e contém óxidos de nitrogênio; seus vapores são altamente corrosivos e sufocantes; deve-se trabalhar em capela.
ácido sulfúrico concentrado:
provoca sérias queimaduras; usar luvas.
ácido sulfúrico fumegante:
é extremantente corrosivo e possui odor irritante de SO3; deve-se trabalhar em capela.
amônia:
gás incolor, corrosivo e tóxico, possui odor irritante e a inalação de seus vapores pode provocar asfixia, sendo bom trabalhar em capela.
bromo:
é um líquido volátil, irritante e corrosivo, ataca rapidamente tecidos orgânicos, provoca sérias queimaduras, trabalhar em capela eficiente, usar luvas.
dietilamina:
líquido altamente alcalino, irritante à pele e também às vias respiratórias; deve-se evitar contato com a pele e trabalhar em local arejado.
iodo:
sólido facilmente sublimável, os seus vapores são tóxicos e corrosivos; deve-se trabalhar em capela eficiente.
hidróxido de sódio e hidróxido de potássio
altamente corrosivo; deve-se evitar contato com a pele e os olhos.
libera vapores irritantes; trabalhar em capela.
ácido bromídrico:
apresenta-se em solução aquosa de concentração variada; libera vapores altamente irritantes e deve ser manipulado em capela.
ácido bromo-acético:
provoca queimaduras na pele; deve ser protegido da luz e da umidade.
ácido clorídrico:
libera vapores corrosivos que podem ser fatais; manipulá-lo em capela eficiente.
ácido fórmico:
produz sérias queimaduras; trabalhar com luvas.
ácido malônico:
sólido bastante irritante; deve-se evitar contato com a pele.
ácido nítrico concentrado:
libera vapores corrosivos; deve-se trabalhar em capela eficiente.
ácido nítrico fumegante:
é composto por ácido nítrico a 95% e contém óxidos de nitrogênio; seus vapores são altamente corrosivos e sufocantes; deve-se trabalhar em capela.
ácido sulfúrico concentrado:
provoca sérias queimaduras; usar luvas.
ácido sulfúrico fumegante:
é extremantente corrosivo e possui odor irritante de SO3; deve-se trabalhar em capela.
amônia:
gás incolor, corrosivo e tóxico, possui odor irritante e a inalação de seus vapores pode provocar asfixia, sendo bom trabalhar em capela.
bromo:
é um líquido volátil, irritante e corrosivo, ataca rapidamente tecidos orgânicos, provoca sérias queimaduras, trabalhar em capela eficiente, usar luvas.
dietilamina:
líquido altamente alcalino, irritante à pele e também às vias respiratórias; deve-se evitar contato com a pele e trabalhar em local arejado.
iodo:
sólido facilmente sublimável, os seus vapores são tóxicos e corrosivos; deve-se trabalhar em capela eficiente.
hidróxido de sódio e hidróxido de potássio
altamente corrosivo; deve-se evitar contato com a pele e os olhos.
Arranca hoje o Ano Internacional da Química
Cerimónia destaca o papel das mulheres na ciência
100 anos de química em Portugal.O Ano Internacional da Química (AIQ) arrancou hoje com a cerimónia oficial na Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM) – em simultâneo com a cerimónia mundial na sede da UNESCO, em Paris (com transmissão em directo) –, em Braga, com o objectivo de mostrar as conquistas e avanços e destacar o papel das mulheres nesta ciência.
“Esta iniciativa tem especial relevância porque é uma forma de aproximar a química do grande público, que por norma não a entende porque não a conhece”, realçou o professor da UM Carlos Silva, que apresentou o programa para o AIQ.
A vida e obra de Marie Curie, galardoada com o prémio Nobel da química há cem anos, destacam-se nas actividades previstas ao longo do ano. “Este ano assinala-se o centenário da atribuição do Nobel a Marie Curie. Este facto merece especial destaque”, explicou o docente. Ao longo do ano vão ser realizadas várias exposições.
”’Vida e obra de Marie Curie’, no Museu Nogueira da Silva, uma exposição de homenagem aos discípulos portugueses da Nobel, peças de teatro alusivas à vida de Marie Curie e ainda um recital de piano com obras de Chopin”, são outras das actividades planeadas, desenvolveu o docente da UM. A Sociedade Portuguesa de Químicos aproveitou o ensejo para destacar a realização do Congresso Nacional de Química, que decorrerá de 3 a 6 de Julho.
Vão também ser desenvolvidas actividades lúdicas com várias escolas, “com o objectivo de envolver os alunos e professores, e incentivar a descoberta das maravilhas da química”, afirmou Carlos Silva. A química, segundo o docente explicou, está presente no mais básico gesto do dia-a-dia. “Lavar os dentes: é possível graças à química que estudou que componentes misturar, como os misturar e que efeito tem essa mistura”.
Ciência indispensável
O Ano Internacional de Química (AIQ) foi proclamado pela agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na sequência da proposta apresentada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês).
Esta iniciativa tem por objectivo reconhecer a química como ciência indispensável na sustentabilidade da vida humana e potenciar o interesse dos jovens por esta área das ciências. Em 2011, assinalam-se também os cem anos da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, pelo que também faz parte dos objectivos das festividades do ANQ celebrar as contribuições das mulheres para a ciência.
100 anos de química em Portugal.O Ano Internacional da Química (AIQ) arrancou hoje com a cerimónia oficial na Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM) – em simultâneo com a cerimónia mundial na sede da UNESCO, em Paris (com transmissão em directo) –, em Braga, com o objectivo de mostrar as conquistas e avanços e destacar o papel das mulheres nesta ciência.
“Esta iniciativa tem especial relevância porque é uma forma de aproximar a química do grande público, que por norma não a entende porque não a conhece”, realçou o professor da UM Carlos Silva, que apresentou o programa para o AIQ.
A vida e obra de Marie Curie, galardoada com o prémio Nobel da química há cem anos, destacam-se nas actividades previstas ao longo do ano. “Este ano assinala-se o centenário da atribuição do Nobel a Marie Curie. Este facto merece especial destaque”, explicou o docente. Ao longo do ano vão ser realizadas várias exposições.
”’Vida e obra de Marie Curie’, no Museu Nogueira da Silva, uma exposição de homenagem aos discípulos portugueses da Nobel, peças de teatro alusivas à vida de Marie Curie e ainda um recital de piano com obras de Chopin”, são outras das actividades planeadas, desenvolveu o docente da UM. A Sociedade Portuguesa de Químicos aproveitou o ensejo para destacar a realização do Congresso Nacional de Química, que decorrerá de 3 a 6 de Julho.
Vão também ser desenvolvidas actividades lúdicas com várias escolas, “com o objectivo de envolver os alunos e professores, e incentivar a descoberta das maravilhas da química”, afirmou Carlos Silva. A química, segundo o docente explicou, está presente no mais básico gesto do dia-a-dia. “Lavar os dentes: é possível graças à química que estudou que componentes misturar, como os misturar e que efeito tem essa mistura”.
Ciência indispensável
O Ano Internacional de Química (AIQ) foi proclamado pela agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na sequência da proposta apresentada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês).
Esta iniciativa tem por objectivo reconhecer a química como ciência indispensável na sustentabilidade da vida humana e potenciar o interesse dos jovens por esta área das ciências. Em 2011, assinalam-se também os cem anos da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, pelo que também faz parte dos objectivos das festividades do ANQ celebrar as contribuições das mulheres para a ciência.
ESTADOS DA MATÉRIA
PASSAGEM DOS ESTADOS:
SÓLIDO ----- LIQUIDO = FUSÃO
LÍQUIDO ----GASOSO = VAPORIZAÇÃO(LENTO), EBULIÇÃO(MAIS RAPIDO)
GASOSO ----LÍQUIDO = CONDENSAÇÃO
LÍQUIDO ---SÓLIDO = SOLIDIFICAÇÃO
SÓLIDO ----GASOSO = SUBLIMAÇÃO
GASOSO --- SÓLIDO = SUBLIMAÇÃO REVERSA
SÓLIDOS POSSUEM FORMA E VOLUME CONSTANTE
LÍQUIDOS POSSUEM FORMA VARIÁVEL E VOLUME CONSTANTE
GASES POSSUEM FORMA E VOLUMES VARIAVEIS
SÓLIDO ----- LIQUIDO = FUSÃO
LÍQUIDO ----GASOSO = VAPORIZAÇÃO(LENTO), EBULIÇÃO(MAIS RAPIDO)
GASOSO ----LÍQUIDO = CONDENSAÇÃO
LÍQUIDO ---SÓLIDO = SOLIDIFICAÇÃO
SÓLIDO ----GASOSO = SUBLIMAÇÃO
GASOSO --- SÓLIDO = SUBLIMAÇÃO REVERSA
SÓLIDOS POSSUEM FORMA E VOLUME CONSTANTE
LÍQUIDOS POSSUEM FORMA VARIÁVEL E VOLUME CONSTANTE
GASES POSSUEM FORMA E VOLUMES VARIAVEIS
FENOMENOS
QUIMICOS: altera a estrutura interna da matéria(é irreversível)
FISICOS: não altera a estrutura interna da matéria(é reversível)
FISICOS: não altera a estrutura interna da matéria(é reversível)
MISTURAS
HOMOGENEAS: não visualizamos os componentes das misturas
HETEROGENEAS: visualizamos os componentes das misturas que se dividem em fases:
Bifásica: 2 fases
Trifásica: 3 fases
Polifasica: + 3 fases
oooooooooooooooooo
oo oo
oo azeite oo
oooooooooooooooooo ooooooooooo TRIFASICA
oo azeite/Co2 oo ooooooooooo TRIFASICA
oooooooooooooooooo
oo oo
oo H2O oo
oooooooooooooooooo
HETEROGENEAS: visualizamos os componentes das misturas que se dividem em fases:
Bifásica: 2 fases
Trifásica: 3 fases
Polifasica: + 3 fases
oooooooooooooooooo
oo oo
oo azeite oo
oooooooooooooooooo ooooooooooo TRIFASICA
oo azeite/Co2 oo ooooooooooo TRIFASICA
oooooooooooooooooo
oo oo
oo H2O oo
oooooooooooooooooo
SUBSTÂNCIAS
SIMPLES: formadas por átomos de um mesmo elemento químico
COMPOSTAS: formadas por átomos de elementos diferentes
S: H2,Cl2,Fe2
C: HCl4,KBr,NaNo3
COMPOSTAS: formadas por átomos de elementos diferentes
S: H2,Cl2,Fe2
C: HCl4,KBr,NaNo3
um pouco sobre quimica.....
MATÉRIA:é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço
CORPO:é uma porção limitada de matéria
ÁTOMO:é a menor partícula da matéria
MOLÉCULA:é uma união de dois ou mais átomos
CORPO:é uma porção limitada de matéria
ÁTOMO:é a menor partícula da matéria
MOLÉCULA:é uma união de dois ou mais átomos
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